Central de ajuda

Cadastrar um produto simples

Os produtos simples são considerados aqueles que não possuem uma variação. As variações podem ir de tamanhos a cores, e no caso dos produtos simples, são aqueles que geralmente possuem uma só característica.

Cadastrando um produto

Vá em 01.Produtos e depois clique em 02.Adicionar Produto:

Quanto mais informações você tiver sobre o produto, mais relevante para o usuário ele será. Por este motivo as nossas lojas possuem todos os campos necessários para você entregar de forma clara as informações aos seus clientes.

Campos de informações do produto

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre cada campo e daremos dicas fundamentais de como preencher cada campo:

03. Nome do produto

O nome do produto é o principal campo, pois é através do nome que os clientes podem encontrar com facilidade o que procuram.

A nossa dica é que sempre você utilize um nome com as principais características do produto, por exemplo: “Xícara The Beatles Yellow Submarine“.

Tome sempre cuidado para o nome não ficar muito grande, mas deixe sempre as principais características.

04. Breve descrição do produto

É neste campo que você deve inserir as principais vantagens do produto de forma clara e objetiva.

Este texto será o primeiro convencimento que o seu cliente terá. O que nós sugerimos são descrições que já atinjam o objetivo do usuário ao buscar aquele produto, algo como:
Demonstre a sua paixão pela maior banda pop de todos os tempos com a Xícara The Beatles Yellow Submarine”. A xícara é feita de materiais reciclados e ideal para uma pessoa de muito bom gosto“.

05.Descrição do produto

Na descrição do produto, ou descrição completa do produto, você pode dar muitos outros detalhes que vão além da breve descrição.

É na descrição do produto que você pode colocar todas as características essenciais. Informações sobre materiais, dimensões, embalagem e tudo mais que os seus compradores gostariam de saber antes de efetuarem uma compra.

A nossa dica é que você nunca deixe de inserir essas informações valiosas para os seus clientes se decidirem por um produto que tanto pesquisaram anteriormente.

06. Imagem do produto

A imagem do produto é o cartão de visitas, é a famosa frase de que “um livro pode ser comprado pela capa” e por isso ela deve ser escolhida com muito zelo e atenção.

A nossa dica é que sempre se utilize uma imagem com tamanho mínimo de 1000px de resolução e de preferência com um fundo branco quando possível.

07. Galeria de imagens do produto

Em uma loja física, as pessoas podem pegar um produto, girá-lo, sentir o peso, a textura e tudo mais. Em uma loja virtual quem faz este papel é a galeria de imagens e por isso, capriche. Insira fotos em todos os ângulos possíveis do produto.

A nossa dica aqui é que você invista se possível em um ensaio fotográfico dos produtos ou até mesmo tire fotos com um celular em um fundo neutro. As fotos vão ajudar o seu produto se vender, capriche!

08. Categorias de produto

Nós temos um tutorial apenas para categorias de produtos, portanto aqui focaremos em citar a importância de categorizar um produto.

As categorias são de extrema importância para agrupar produtos de um mesmo interesse ao seu cliente. Além disto, as categorias serão importantes na busca por produtos de um modo mais rápido, muitas vezes para o usuário.

Sempre categorize os seus produtos de forma objetiva e evite sempre que possível criar muitas subcategorias, os usuários de um modo geral não gostam de ficar vasculhando “prateleiras virtuais” atrás do produto que desejam.

Nunca se esqueça de 09.Publicar ou salvar as informações do seu produto.

Dados do produto – Preço, Impostos, SKU e Dimensões para Envio

Além dos campos de descrição e imagens, os campos de preço e dimensões são de extrema importância para um cálculo correto de parcelas e envio.

Preço do produto

Para definir um preço, role a página central até 10.Dados do produto, depois insira o 11.preço e se desejar o 12.Preço promocional do produto:

Estoque e SKU

Para controlar o 14.estoque você terá algumas opções pré-definidas que vão lhe auxiliar:

Você poderá adicionar a quantidade que desejar em “gestão de estoque”:

Ou poderá apenas marcar se o produto vai estar em estoque ou não:

é importante explicarmos que produtos inseridos via integração (Bling!) vão puxar o estoque correspondente ao Sistema ERP.

Entrega

É muito importante configurar na aba 15.Entrega os dados de envio do produto para um frete com valor justo e para evitar eventuais transtornos com as transportadoras/correios.

Você deve sempre inserir o peso do produto em quilos, ou seja, se o produto pesa 200g você deverá incluir esta informação como “0,200kg”.

Não se esqueça também de inserir as dimensões do produto (Comprimento, Largura e Altura).

O cálculo das dimensões é feito em metros, então suponhamos que o seu produto tem 20 cm de comprimento x 30cm de largura x 40cm de altura, logo os dados devem ser preenchidos como 0,2, 0,3 e 0,4 respectivamente.

Tendo todas estas informações preenchidas, você já terá um produto completo e pronto para vender!

Em caso de dúvidas você poderá sempre recorrer ao nosso suporte.